Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e os Termos e Condições Gerais

OK

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2018

No dia 28 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho com o objetivo de salientar a importância da prevenção dos acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Anualmente é lançada, a nível internacional, uma campanha que chama a atenção para a magnitude do problema e para o impacto que a promoção de uma cultura de segurança e saúde no local de trabalho tem na redução de mortes e incapacidades. 

Este ano, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho tem como tema “Melhorar a saúde e segurança dos trabalhadores jovens” e faz parte de uma campanha conjunta com o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que se celebra a12 de junho. Pretende-se, assim, criar uma geração futura de trabalhadores saudáveis e seguros, através da diminuição de acidentes de trabalho e de doenças profissionais nos trabalhadores jovens, e a redução de crianças a trabalharem em ambientes perigosos.

Pretende, ainda, acelerar o cumprimento de duas das metas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas: a promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis para todos os trabalhadores em 2030, bem como o fim de todas as formas de trabalho infantil em 2025, em prol da próxima geração laboral.

Os 541 milhões de trabalhadores entre os 15 e os 24 anos representam 15% da população laboral a nível mundial, cuja percentagem de lesões profissionais não fatais é 40% mais alta do que os trabalhadores com mais de 25 anos.

Em Portugal existiam em 2017, de acordo com a Pordata, 371.000 trabalhadores com menos de 25 anos.

O nível de desenvolvimento físico e psíquico, a falta de experiência laboral e de formação e o desconhecimento dos riscos relacionados com o trabalho são fatores que contribuem para a maior vulnerabilidade dos jovens.

No dia 28 de abril de 2018 comemorou-se mais um Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, mas a prevenção de acidentes e doenças deve ser uma preocupação de todos, todos os dias.