Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e os Termos e Condições Gerais

OK

PT ACS inaugura Núcleo de Oftalmologia no Centro Clínico de Lisboa

N
o ano em que assinala 23 anos de atividade, a PT ACS inaugura oficialmente o Núcleo de Oftalmologia de Lisboa (NOL), no Centro Clínico da Rua Ator Taborda. O investimento representa uma clara aposta na proximidade aos utentes e um reforço do compromisso para o bem-estar e acompanhamento dos beneficiários.

Veja o vídeo do novo Núcleo de Oftalmologia de Lisboa

Entrevistas em vídeo com João Zúquete da Silva e João Gamelas

Leia a entrevista de João Zúquete da Silva ao DN

Na sessão de inauguração do NOL, João Zúquete da Silva, Chief Corporate Officer (CCO) da Altice Portugal, começa por fazer uma viagem a 1995, e mais concretamente a 29 de setembro, data em que foi fundada a Portugal Telecom Associação Cuidados de Saúde (PT ACS), com a visão de, antes de dar resposta aos problemas de saúde dos seus colaboradores, atuar numa lógica de prevenção. Hoje, a PT ACS faz a gestão de planos de saúde, com mais de 40 mil beneficiários, gere uma rede própria de clínicas e núcleos especializados e presta serviços de saúde no trabalho, com mais de 100 clientes que servem mais de 20 mil trabalhadores, revela o responsável.

 
João Zúquete da Silva falou sobre
estratégia da Altice Portugal 
para a PT ACS

E porque para falar de saúde é também importante falar de futuro, João Zúquete da Silva aponta o envelhecimento da população, o aumento da esperança média de vida e o aparecimento de doenças crónicas como importantes desafios para o investimento e para a alocação de recursos. É neste sentido que é preciso, cada vez mais, “atuar na antecipação, na prevenção e na promoção de estilos de vida ativos e de acompanhamento na saúde. Tudo isto com o objetivo de promover o bem-estar físico, o bem-estar mental e o bem-estar profissional.”

A chave para esta missão será continuar a contar com uma ampla rede, ter uma boa cobertura de especialidades médicas, com qualidade, com conforto e com rapidez de resposta. “E portanto, o foco será no alargamento de prestadores sempre que necessário, na dinamização dos nossos centros próprios e, com o aparecimento de novas enfermidades e de necessidades de acompanhamento mais específicas, será necessário ter mais médicos, novas especialidades e novos equipamentos. Tudo isto para reafirmar o compromisso da Altice Portugal no que diz respeito à saúde que é na manutenção do compromisso para com o bem-estar e acompanhamento dos beneficiários e utentes”, adianta João Zúquete da Silva.

 

23 anos, 42 mil beneficiários, 124 mil consultas

Estes são alguns dos números que demonstram a dimensão das atividades asseguradas pela PT ACS e que estão divididas em quatro grandes áreas: planos de saúde, centros clínicos, saúde no trabalho e programas de saúde.

Durante o evento de inauguração do NOL, que reuniu membros do COMEX, parceiros, clientes, beneficiários e colaboradores, João Gamelas, diretor Clínico da PT ACS, explica que a Associação Cuidados de Saúde, “ao longo destes 23 anos foi responsável pelo desenho dos planos de saúde que foram criados para os colaboradores e familiares da Altice Portugal”. Atualmente são disponibilizados 3 planos de saúde e existem 42 mil beneficiários.







"Podem contar connosco e com a 
Altice Portugal para desenvolvimento
e colaboração na área da saúde", diz
João Gamelas, diretor Clínico da PT ACS













Paralelamente desenvolveu uma rede própria, constituída por 8 centros clínicos e 3 núcleos especializados (dois de estomatologia e um  de oftalmologia), e que assegura 35 especialidades e contempla 71 gabinetes médicos. Com uma dispersão geográfica criada em função da própria distribuição geográfica dos colaboradores, esta rede disponibiliza consultas, meios auxiliares de diagnóstico, enfermagem, pequenas cirurgias e análises clínicas.

Em concreto sobre o NOL, o diretor revela que foi feito um movimento de internalização deste núcleo em Lisboa. “É uma atividade importante, com um conjunto vasto de prestação, muito reconhecido pela nossa população e pelos nossos beneficiários, e porque fazíamos questão de o manter em proximidade no nosso ‘campus’ da Altice Portugal.” Este foi um movimento feito em tempo recorde e para o qual foi importante o apoio de investimento da administração. “É importante esta atividade da saúde para a Altice Portugal”, sublinha.

João Gamelas revela ainda que a PT ACS presta serviço interno de saúde no trabalho à Altice Portugal. “Somos responsáveis pela saúde no trabalho a mais de 21 mil colaboradores”, através de sete dos centros clínicos da rede PT ACS e de uma unidade móvel. Mas em paralelo foi desenvolvida uma oferta para empresas externas que inclui clientes como o Grupo Pestana, o INEM, Global Media Group, ANACOM, Mercer e Sport TV.

  

 Sandra Cruz, do INEM, revelou que existe um feedback muito positivo por parte 
dos colaboradores do INEM em relação aos serviços prestados pela PT ACS
“Há vários anos que a PT ACS tem uma carteira muito fidelizada de beneficiários e, portanto, tem um capital de seguimento de beneficiários muito interessante”, do ponto de vista da fidelidade e continuidade. Daí que se tornasse mandatório o desenvolvimento interno de programas para acompanhar e monitorizar estes utentes no sentido de melhorar a sua qualidade de vida. Atualmente existem 4 programas de acompanhamento de doentes crónicos e em curso um piloto de telemonitorização em parceria com a Altice Portugal e a Altice Labs.