InícioContactosMapa do Site
Portal do Beneficiário
Pesq. Prestadores
  Medicina do Viajante
 
Pesquisar
 
Serviços de Atendimento
a Beneficiários

707 210 210 ou 213 116 601
de 2.ª a 6.ª f.ª, das 09h00 às 18h00
Outros Contactos

---------------------------------

Serviços de Atendimento
a Utentes

SãVida 707 207 607
Outros Utentes (incl. CTT)
707 207 009 ou 213 116 603
de 2.ª a 6.ª f.ª, das 09h00 às 18h00

---------------------------------

Serviço Especial de Consultas e Enfermagem Domiciliárias

Vantagens em Próteses Auditivas – Protocolo entre PT ACS e GAES

 
 
 Início > Destaques PT ACS > Medicina do Viajante

Medicina do Viajante

Conhece a consulta Medicina do Viajante?


Se vai viajar para países tropicais, exóticos ou remotos, programe cuidadosamente as suas viagens e marque a sua consulta de Medicina do Viajante 4 a 8 semanas antes da data prevista. Conheça a oferta PT ACS.

Quando se pensa em férias, imagina-se uma viagem de sonho para um paraíso tropical ou para um local remoto, longe de tudo. No entanto, há destinos relativamente aos quais é necessário acautelar alguns riscos.

As viagens para esses destinos devem ser cuidadosamente programadas e antecedidas de uma consulta de Medicina do Viajante, entre 4 a 8 semanas da data prevista.

A PT ACS disponibiliza, ainda que não coberta pelos Planos de Saúde PT, uma Consulta de Medicina do Viajante no Centro Clínico de Lisboa.

Para grávidas, crianças e portadores de doenças crónicas, esta consulta assume particular importância para aconselhamento sobre medidas preventivas a adotar antes, durante e depois da viagem e informações sobre o kit básico de saúde a levar.

Estas medidas podem incluir a vacinação para a febre-amarela, medicação preventiva da malária, informação sobre outras doenças e sua prevenção, reforço da vacina do tétano, cuidados a ter com a água e alimentos e outros aspetos para os quais deve estar alerta quando viaja.

Conselhos gerais para quem viaja para regiões tropicais:

  • Para adaptação ao calor beba água para além da sede e use vestuário leve e calçado fechado, confortável. Prefira roupa interior de algodão. Não esqueça óculos de sol e chapéu. Aplique protetor solar e repita a aplicação sempre que transpirar muito ou tomar banho. Evite a exposição solar excessiva.
  • A Diarreia do Viajante é muito frequente e incómoda. Para a evitar beba água ou bebidas engarrafadas devidamente seladas e não use gelo. Coma alimentos bem cozinhados e ainda quentes. Prefira frango e peixes grelhados. Evite alimentos crus, saladas, molhos, gelados, natas e ovos crus. Coma a fruta lavada e descascada por si. Evite salada de frutas. Não consume alimentos de vendedores ambulantes.
  • Evite picadas de mosquitos que podem transmitir Malária, Dengue, Zika, e outras doenças. Aplique repelente com Deet 20-35% e renove a aplicação de quatro em quatro horas. Primeiro deve colocar o protetor solar e depois o repelente. Use roupa clara e larga a tape pernas e braços, não esquecendo as meias. Durma com rede mosquiteira e ar condicionado ou ventoinha e janelas fechadas ou com rede.
  • Evite nadar, pescar ou andar descalço em águas doces (rios, pântanos). Afaste-se de cães, gatos e morcegos (podem transmitir raiva). Não ande descalço.

Se vai viajar, não esqueça:

  • Vá a uma Consulta de Medicina do Viajante
  • Cumpra as prescrições do médico
  • Vacine-se atempadamente
  • Leve o seu Kit Básico de Saúde
  • Leve os seus medicamentos habituais
  • Após o regresso se se sentir doente, volte à Consulta de Medicina do Viajante ou, se recorrer a outro médico, não se esqueça de referir a viagem.

A prevenção é meio-caminho andado para uma BOA VIAGEM.