InícioContactosMapa do Site
Portal do Beneficiário
Pesq. Prestadores
  Textos dos Planos de Saúde geridos pela PT ACS
Plano Clássico
Plano Corporativo - Tipo I
Plano Corporativo - Tipo II
Plano Corporativo - Tipo I (SIRESP)
Plano Corporativo - Tipo I (Quidgest)
 
Pesquisar
 
Serviços de Atendimento
a Beneficiários

707 210 210 ou 213 116 601
de 2.ª a 6.ª f.ª, das 09h00 às 18h00
Outros Contactos

---------------------------------

Serviços de Atendimento
a Utentes

SãVida 707 207 607
Outros Utentes (incl. CTT)
707 207 009 ou 213 116 603
de 2.ª a 6.ª f.ª, das 09h00 às 18h00

---------------------------------

Serviço Especial de Consultas e Enfermagem Domiciliárias

Vantagens em Próteses Auditivas – Protocolo entre PT ACS e GAES


 
 
 Início > Planos de Saúde > Textos dos Planos de Saúde geridos pela PT ACS

Planos geridos pela PT ACS

A PT ACS é a entidade responsável pela gestão dos Planos de Saúde dos colaboradores da PT.

De acordo com os respectivos objectivos e princípios, estes Planos visam criar e regular um sistema de saúde potencialmente aplicável a todos os trabalhadores de cada empresa, bem como a parte significativa dos respectivos familiares, assegurando o acesso dos mesmos à promoção de saúde e protecção na doença, através do recurso à prestação de cuidados preventivos, curativos e de reabilitação.

Para assegurar a concretização dos objetivos definidos para os diversos Planos de Saúde, a PT ACS detém diferentes domínios de intervenção contando com a colaboração quer da área de Responsabilidade Social da PT, em particular, no que respeita a situações de maior carência económica, quer com a Multicare ao nível da gestão operacional nas componentes de gestão da rede de prestadores e controlo e utilização dos planos de saúde.

Neste contexto a intervenção da PTACS centra-se diretamente nas seguintes áreas:

Prestação directa de cuidados de saúde, assegurada por um corpo clínico privativo e outros prestadores de serviços em oito Centros Clínicos e três Núcleos (dois de estomatologia e um de oftalmologia), dispersos por todo o Território Nacional e Regiões Autónomas.

Procedimentos relativos à inscrição de beneficiários, nos Planos de Saúde, bem como ao seu atendimento e apoio na utilização dos cuidados de saúde proporcionados.

Mecanismos de comunicação com os beneficiários, visando a melhor compreensão das potencialidades dos serviços à sua disposição, das formas de acesso à prestação de cuidados de saúde, dos aspectos relevantes para a promoção da saúde e prevenção da doença, analisando e respondendo às suas exposições, bem como fornecendo regularmente uma síntese dos serviços utilizados e respectivos encargos.

Acompanhamento e intervenção permanente em todo o sistema de prestação de cuidados de saúde, por forma a garantir a sua adequação à evolução da ciência e tecnologia médica, aos melhores padrões qualitativos e às necessidades da população abrangida, com equilíbrio e racionalidade na utilização dos recursos afectos à gestão do Plano.

A Multicare irá assegurar por seu turno, as áreas relacionadas com:

Estabelecimento de convenções, no âmbito da medicina privada, com clínicas e hospitais privados, médicos e outras entidades, abrangendo todos os domínios da medicina convencional e cobrindo adequadamente todo o território nacional.

Gestão de procedimentos clínicos, os quais visam proporcionar o acesso a cuidados de saúde de acordo com condicionalismos instituídos de aprovação prévia ou de ratificação e garantir práticas clínicas ao nível de toda a rede de prestação.

Processamento de Faturação de Despesas de Saúde e Reembolsos a Beneficiários.

Na gestão dos Planos de Saúde, a PT ACS conta, igualmente, com a participação de todos os beneficiários. São particularmente importantes os seus contributos no sentido de:

a) Cumprir e fazer cumprir (designadamente pelos prestadores) as disposições que promovem a melhor aplicação do Plano de Saúde;

b) Utilizar de forma correcta e racional os serviços à sua disposição, evitando designadamente desperdícios e consumos desproporcionados;

c) Relacionar-se com os serviços da PT ACS, da Multicare e com todos os prestadores de forma correcta e apropriada;

d) Manter a PT ACS informada de todas as alterações da sua situação pessoal ou familiar;

e) Colaborar com a PT ACS e Multicare, designadamente correspondendo a todos os pedidos de informação que lhes sejam dirigidos e informando sobre as anomalias constatadas no acesso e utilização dos serviços.